top of page
Search
  • loidibalitape

Baixe o xboard chess engine



Download do XBoard Chess Engine: Como jogar xadrez no seu computador com o XBoard


Você adora jogar xadrez e quer se divertir no seu computador? Você quer experimentar diferentes variantes de xadrez e desafiar-se com diferentes níveis de dificuldade? Você quer jogar online com outros entusiastas do xadrez ou por e-mail com seus amigos? Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, experimente o XBoard. XBoard é uma interface gráfica de usuário para xadrez em todas as suas principais formas. Ele permite que você jogue xadrez com vários mecanismos de xadrez ou online com outros jogadores. Ele também suporta muitas variantes de xadrez, como xadrez chinês, xadrez japonês, xadrez tailandês, Crazyhouse, Chess960 e muito mais. Neste artigo, você aprenderá como baixar e instalar o XBoard em seu computador. Você também aprenderá como baixar e executar diferentes mecanismos de xadrez com o XBoard. Por fim, você aprenderá a jogar xadrez online ou por e-mail com o XBoard.




xboard chess engine download


O que é XBoard e por que você deve usá-lo


  • O XBoard é um software gratuito e de código aberto que foi originalmente desenvolvido por Tim Mann como um front-end para o GNU Chess. Mais tarde, evoluiu para uma interface gráfica de usuário de uso geral para vários serviços de xadrez. Ele roda em sistemas Unix e Unix-like que usam o X Window System. Ele também possui uma porta para o Microsoft Windows chamada WinBoard. XBoard tem muitos recursos e benefícios que o tornam uma ótima escolha para os amantes do xadrez. Aqui estão alguns deles: Ele suporta muitas variantes de xadrez, como xadrez internacional (FIDE), xiangqi (xadrez chinês), shogi (xadrez japonês), makruk (xadrez tailandês), Crazyhouse (uma variante onde as peças capturadas podem ser colocadas de volta no tabuleiro), Chess960 (uma variante onde a posição inicial das peças é aleatória), Capablanca Chess (uma variante onde duas novas peças são adicionadas) e muitos outros.

  • Ele pode exibir um tabuleiro de xadrez na tela com diferentes estilos de tabuleiro e conjuntos de peças. Também aceita movimentos feitos com o mouse ou teclado.

  • Ele pode carregar e salvar jogos em Portable Game Notation (PGN), um formato padrão para armazenar jogos de xadrez.

  • Ele pode servir como um front-end para muitos serviços de xadrez diferentes, como:

Mecanismos de xadrez que rodam em sua máquina e jogam uma partida contra você ou Recursos e benefícios do XBoard




XBoard tem muitos recursos e benefícios que o tornam uma ótima escolha para os amantes do xadrez. Aqui estão alguns deles:


  • Ele suporta muitas variantes de xadrez, como xadrez internacional (FIDE), xiangqi (xadrez chinês), shogi (xadrez japonês), makruk (xadrez tailandês), Crazyhouse (uma variante onde as peças capturadas podem ser colocadas de volta no tabuleiro), Chess960 (uma variante onde a posição inicial das peças é aleatória), Capablanca Chess (uma variante onde duas novas peças são adicionadas) e muitos outros.



  • Ele pode exibir um tabuleiro de xadrez na tela com diferentes estilos de tabuleiro e conjuntos de peças. Também aceita movimentos feitos com o mouse ou teclado.



  • Ele pode carregar e salvar jogos em Portable Game Notation (PGN), um formato padrão para armazenar jogos de xadrez.



  • Ele pode servir como um front-end para muitos serviços de xadrez diferentes, como:



  • Mecanismos de xadrez que rodam na sua máquina e jogam uma partida contra você ou analisam suas jogadas. XBoard suporta dois protocolos para comunicação com motores de xadrez: Chess Engine Communication Protocol (CECP) e Universal Chess Interface (UCI).



  • Servidores de xadrez na Internet que permitem jogar online com outros jogadores ou assistir a partidas ao vivo. O XBoard suporta vários servidores populares, como FICS, ICC, Lichess, Chess.com e outros.



  • Servidores de xadrez por e-mail que permitem que você jogue xadrez por correspondência enviando jogadas por e-mail. O XBoard suporta vários formatos de xadrez de e-mail, como Chess By Mail, Chess Express e PGN/MIME.



  • Ele pode personalizar e configurar muitos aspectos de sua aparência e comportamento, como tamanho do tabuleiro, cores, fontes, sons, relógios, histórico de movimentos, opções de mecanismo, comandos do servidor e muito mais.



  • É um software gratuito e de código aberto que é constantemente atualizado e aprimorado por uma comunidade de desenvolvedores e usuários.



Como você pode ver, o XBoard é uma ferramenta versátil e poderosa que pode aprimorar sua experiência de xadrez em seu computador. Mas como instalá-lo? Vamos descobrir na próxima seção.


Como instalar o XBoard no seu computador




O XBoard está disponível para sistemas operacionais Windows, Linux e Mac OS X. O processo de instalação pode variar dependendo do seu sistema, mas aqui estão algumas etapas gerais a serem seguidas:


Etapas de instalação do Windows




  • Baixe a versão mais recente do WinBoard no site oficial. WinBoard é a porta Windows do XBoard.



  • Execute o arquivo do instalador e siga as instruções na tela. Você pode escolher o diretório de instalação, os componentes a serem instalados e os atalhos a serem criados.



  • Após a conclusão da instalação, você pode iniciar o WinBoard no menu Iniciar ou no ícone da área de trabalho. Você também pode executá-lo na linha de comando com várias opções.



Etapas de instalação do Linux




  • Verifique se o XBoard está disponível no gerenciador de pacotes da sua distribuição. Se for, você pode instalá-lo com um comando simples, como sudo apt instalar xboard para sistemas baseados em Debian ou sudo yum instalar xboard para sistemas baseados em Red Hat.



  • Se o XBoard não estiver disponível em seu gerenciador de pacotes, você pode baixar o código-fonte do site oficial e compilá-lo você mesmo. Você precisará de algumas dependências, como bibliotecas X11, bibliotecas GTK+, GNU make e GCC. Você pode seguir as instruções no arquivo README para configurar e construir o XBoard.



  • Depois de compilar o XBoard, você pode executá-lo na linha de comando com várias opções. Você também pode criar um atalho na área de trabalho ou uma entrada de menu para facilitar o acesso.



Etapas de instalação do Mac OS X




  • Baixe a versão mais recente do XBoard.app no site oficial. XBoard.app é um pacote de aplicativos que contém o XBoard e suas dependências.



  • Arraste e solte o arquivo XBoard.app na pasta Aplicativos ou em qualquer outro local de sua escolha.



  • Clique duas vezes no ícone XBoard.app para iniciá-lo. Você também pode executá-lo na linha de comando com várias opções.



Agora que você instalou o XBoard em seu computador, você pode se perguntar como baixar e executar mecanismos de xadrez com ele. É o que abordaremos na próxima seção. Como Jogar Xadrez Online com XBoard




O XBoard também pode se conectar a vários servidores de xadrez da Internet que permitem que você jogue xadrez online com outros jogadores ou assista a jogos ao vivo. Você também pode jogar xadrez por correspondência por e-mail com o XBoard. Nesta seção, você aprenderá como fazer as duas coisas.


Como se conectar a servidores de xadrez da Internet com o XBoard




Os servidores de xadrez da Internet são plataformas online que hospedam jogos e torneios de xadrez. Você pode entrar em um servidor e jogar contra outros jogadores de diferentes níveis de habilidade e classificações. Você também pode conversar com outros usuários, observar jogos, analisar posições e muito mais. Alguns dos servidores de xadrez da Internet mais populares são Free Internet Chess Server (FICS), Internet Chess Club (ICC), Lichess, Chess.com e Chess24.


Para se conectar a um servidor de xadrez da Internet com o XBoard, você precisa seguir estas etapas:


  • Crie uma conta no servidor de sua escolha. Pode ser necessário fornecer um nome de usuário, uma senha, um endereço de e-mail e algumas informações pessoais. Alguns servidores também podem exigir uma taxa de inscrição ou uma doação.



  • Execute o XBoard e use a opção de menu Engine -> Load 1st/2nd Engine -> Internet Chess Server. Isso abrirá uma caixa de diálogo onde você pode inserir o nome do servidor, o número da porta, o nome de usuário e a senha. Você também pode selecionar algumas opções, como login automático, observação automática, sinalização automática, etc.



  • Clique em OK para se conectar ao servidor. Você verá uma mensagem de boas-vindas e algumas instruções sobre como usar o servidor. Você também pode digitar comandos na janela do console para se comunicar com o servidor.



  • Para iniciar um jogo, você pode desafiar outro usuário ou aceitar o desafio de outro usuário. Você também pode participar de um torneio ou simul, se disponível. Você pode usar a opção de menu Action -> Match User ou digitar o comando corresponder ao nome de usuário para desafiar outro usuário.Você pode usar a opção de menu Ação -> Aceitar ou digitar o comando aceitar para aceitar um desafio de outro usuário.



  • Para assistir a um jogo, você pode observar um jogo específico ou seguir um usuário específico. Você pode usar a opção de menu Action -> Observe Game ou digitar o comando observar game_number para observar um jogo específico. Você pode usar a opção de menu Action -> Follow User ou digitar o comando siga o nome de usuário para seguir um usuário específico.



  • Para encerrar um jogo, você pode desistir, oferecer um empate ou reivindicar uma vitória por tempo ou repetição. Você pode usar a opção de menu Action -> Resign ou digitar o comando demitir-se resignar. Você pode usar a opção de menu Ação -> Desenhar ou digitar o comando empate oferecer empate. Você pode usar a opção de menu Action -> Flag ou digitar o comando bandeira para reivindicar uma vitória por tempo. Você pode usar a opção de menu Ação -> Adiar ou digitar o comando adiar para adiar um jogo e retomá-lo mais tarde.



  • Para desconectar do servidor, você pode usar a opção de menu Arquivo -> Sair ou digitar o comando desistir.



Como Jogar Xadrez por Correspondência por E-mail com o XBoard




O XBoard também pode enviar e receber jogadas de xadrez por e-mail usando vários formatos de xadrez de e-mail. Isso permite que você jogue xadrez por correspondência com seus amigos ou outros jogadores em seu próprio ritmo. Você também pode usar o XBoard para analisar seus movimentos e salvar seus jogos.


Para jogar xadrez por correspondência por e-mail com o XBoard, você precisa seguir estes passos:


  • Crie uma conta de e-mail que você usará para jogar xadrez. Você pode usar qualquer serviço de e-mail que suporte os protocolos SMTP e POP3, como Gmail, Yahoo Mail, Outlook, etc.



  • Execute o XBoard e use a opção de menu Mode -> Mail Chess. Isso abrirá uma caixa de diálogo onde você poderá inserir seu endereço de e-mail, sua senha, seu servidor SMTP, seu servidor POP3 e o endereço de e-mail de seu oponente. Você também pode selecionar algumas opções, como formato PGN, formato MIME, verificação automática de e-mail, etc.



  • Se você deseja iniciar um novo jogo, clique em Novo Jogo.Isso criará um novo arquivo PGN com algumas informações de cabeçalho, como seu nome, o nome de seu oponente, a data, etc. Você também pode editar este arquivo se quiser adicionar mais informações, como nome do evento, nome do site etc.



  • Se você quiser retomar um jogo existente, clique em Load Game. Isso abrirá uma caixa de diálogo de arquivo onde você pode selecionar um arquivo PGN que contém seu jogo.



  • Para fazer uma jogada, clique na peça que deseja mover e, em seguida, clique na casa para a qual deseja movê-la. O XBoard irá gerar automaticamente a notação de movimento e anexá-la ao arquivo PGN. Você também pode usar a opção de menu Editar -> Editar jogo ou digitar o comando editar para editar a lista de movimentos manualmente.



  • Para enviar a jogada ao seu oponente, clique em Enviar jogada. Isso abrirá seu cliente de e-mail e criará uma nova mensagem com o arquivo PGN anexado. Você também pode adicionar alguns comentários ou saudações à sua mensagem, se desejar. Em seguida, clique em Enviar para enviar a mensagem.



  • Para receber a jogada do seu oponente, clique em Check Mail. Isso verificará sua conta de e-mail em busca de novas mensagens que contenham jogadas de xadrez. Se houver, o XBoard irá baixá-los e atualizar o arquivo PGN e a placa de acordo. Você também pode usar a opção de menu Arquivo -> Carregar Jogo ou digitar o comando carregar para carregar um arquivo PGN de uma mensagem de e-mail manualmente.



  • Para encerrar um jogo, você pode desistir, oferecer um empate ou reivindicar uma vitória por tempo ou adjudicação. Você pode usar a opção de menu Action -> Resign ou digitar o comando demitir-se resignar. Você pode usar a opção de menu Ação -> Desenhar ou digitar o comando empate oferecer empate. Você pode usar a opção de menu Action -> Adjudicate ou digitar o comando julgar para reivindicar uma vitória por tempo ou julgamento.



  • Para salvar um jogo, você pode usar a opção de menu Arquivo -> Salvar jogo ou digitar o comando salvar para salvar o arquivo PGN em seu disco. Você também pode usar a opção de menu File -> Mail Game ou digitar o comando correspondência para enviar o arquivo PGN para um endereço de e-mail de sua escolha.



Agora você aprendeu a jogar xadrez online ou por e-mail com o XBoard. Mas antes de ir, vamos revisar o que abordamos neste artigo e responder a algumas perguntas frequentes. Conclusão e perguntas frequentes




Neste artigo, você aprendeu como baixar e instalar o XBoard em seu computador, como baixar e executar mecanismos de xadrez com o XBoard e como jogar xadrez online ou por e-mail com o XBoard. Você também aprendeu sobre alguns dos recursos e benefícios do XBoard, como seu suporte para muitas variantes de xadrez, suas opções de personalização e sua natureza gratuita e de código aberto.


XBoard é uma interface gráfica de usuário para xadrez em todas as suas principais formas. Ele permite que você jogue xadrez com vários mecanismos de xadrez ou online com outros jogadores. Ele também suporta muitas variantes de xadrez, como xadrez chinês, xadrez japonês, xadrez tailandês, Crazyhouse, Chess960 e muito mais.


O XBoard é uma ferramenta versátil e poderosa que pode aprimorar sua experiência de xadrez em seu computador. Se você deseja melhorar suas habilidades, desafiar-se com diferentes níveis de dificuldade, experimentar diferentes variantes de xadrez ou jogar online com outros entusiastas do xadrez, o XBoard pode ajudá-lo a atingir seus objetivos.


Se você quiser saber mais sobre o XBoard, pode visitar seu site oficial , onde poderá encontrar mais informações, documentação, downloads, fóruns e muito mais. Você também pode participar de sua lista de discussão, onde você pode fazer perguntas, relatar bugs, sugerir recursos e contribuir para o seu desenvolvimento.


Esperamos que você tenha gostado deste artigo e o tenha achado útil. Aqui estão algumas perguntas frequentes que podem ajudá-lo ainda mais:


perguntas frequentes




  • Quais são alguns dos melhores mecanismos de xadrez para usar com o XBoard?



Existem muitos mecanismos de xadrez que você pode usar com o XBoard, dependendo de sua preferência e finalidade. Alguns dos mais populares e fortes são Stockfish, Komodo, Houdini, Rybka, Crafty e GNU Chess. Você pode encontrar mais mecanismos de xadrez em sites como CEGT, CCRL, Chess Programming Wiki e Chess Engine Diary.


  • Como altero o estilo do tabuleiro e o conjunto de peças no XBoard?



Você pode alterar o estilo do tabuleiro e o conjunto de peças no XBoard usando a opção de menu Exibir -> Estilo do tabuleiro/peça ou digitando o comando estilo. Isso abrirá uma caixa de diálogo onde você pode escolher entre várias opções, como madeira, mármore, metal, 2D, 3D, etc. Você também pode usar arquivos bitmap externos para estilos de placa e conjuntos de peças, colocando-os no diretório xboard/pixmaps.


  • Como analiso meus jogos com o XBoard?



Você pode analisar seus jogos com o XBoard usando um mecanismo de xadrez que suporta o modo de análise. Para fazer isso, você precisa carregar um jogo no formato PGN usando a opção de menu Arquivo -> Carregar jogo ou digitando o comando carregar. Em seguida, você precisa carregar um mecanismo de xadrez que suporte o modo de análise usando a opção de menu Motor -> Carregar Novo 1º/2º Motor ou digitando o comando motor. Então, você precisa usar a opção de menu Mode -> Analyze Mode ou digitar o comando analisar para entrar no modo de análise. Neste modo, o motor de xadrez avaliará a posição e mostrará as melhores jogadas e variações. Você também pode usar a opção de menu Editar -> Editar jogo ou digitar o comando editar para editar a lista de movimentos e ver como a avaliação muda.


  • Como jogo Chess960 com XBoard?



Chess960 é uma variante do xadrez onde a posição inicial das peças é aleatória. Para jogar Chess960 com XBoard, você precisa usar um mecanismo de xadrez que suporte Chess960 e um servidor de xadrez que suporte Chess960. Para fazer isso, você precisa carregar um motor Chess960 usando a opção de menu Motor -> Carregar Novo 1º/2º Motor ou digitando o comando motor. Então, você precisa se conectar a um servidor Chess960 usando a opção de menu Engine -> Load 1st/2nd Engine -> Internet Chess Server ou digitando o comando ics. Então, você precisa usar a opção de menu Mode -> Chess Variant -> Fischer Random ou digitar o comando variante de pesca aleatória para selecionar Chess960 como variante.Então, você pode iniciar um jogo desafiando outro usuário ou aceitando um desafio de outro usuário.


  • Como faço para jogar xadrez chinês com o XBoard?



O xadrez chinês é uma variante do xadrez popular na China e em outros países asiáticos. Tem regras, peças e tabuleiro diferentes do xadrez internacional. Para jogar xadrez chinês com o XBoard, você precisa usar um mecanismo de xadrez que suporte o xadrez chinês e um servidor de xadrez que suporte o xadrez chinês. Para fazer isso, você precisa carregar um motor de xadrez chinês usando a opção de menu Motor -> Carregar Novo 1º/2º Motor ou digitando o comando motor. Então, você precisa se conectar a um servidor de xadrez chinês usando a opção de menu Engine -> Load 1st/2nd Engine -> Internet Chess Server ou digitando o comando ics. Então, você precisa usar a opção de menu Mode -> Chess Variant -> Xiangqi ou digitar o comando variante xiangqi para selecionar o xadrez chinês como variante. Então, você pode iniciar um jogo desafiando outro usuário ou aceitando um desafio de outro usuário.


Chegamos ao final deste artigo. Esperamos que você tenha aprendido algo novo e útil sobre o XBoard e como usá-lo para jogar xadrez em seu computador. Se você tiver alguma dúvida ou comentário, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco. Obrigado por ler e feliz jogo de xadrez! 0517a86e26


4 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page